sábado, 2 de novembro de 2019

Chega de calor! Arábia Saudita




     Novembro chegou e com ele a época mais esperada do ano aqui na Arábia Saudita: a transição do calor para o frio (também gostamos da transição do frio para o calor). Que na verdade são aquelas duas a três semaninhas em que fica agradável de sair na rua durante o dia aqui no deserto.

     Como podem imaginar, o calor aqui na Arábia é intenso. Passamos alguns bons meses suando entre 40 a 50 graus celsius. Nesse período sair na rua abaixo de sol é algo que dá preguiça só de pensar. E quando você precisa, chega a doer.

     Porém o país é preparado para não sofrer tanto com o calor. Pouco se anda na rua, quase tudo é feito com carro. Você vai pegar calor pra esperar o taxi ou caminhar do estacionamento até o lugar. Quando chega, praticamente todos os ambientes são equipados com ar condicionado. Até os corredores - bem diferente do Brasil.
     Dentro dos lugares, durante os meses de verão, o ar condicionado trabalha duro. No fim das contas, a gente quase não sente.
     À noite costuma amenizar um pouco, desce para uns 35 graus. E os Árabes fazem suas atividades ao ar livre (que consiste basicamente em comer semente de girassol, num tapete de piquenique, no gramado em frente ao mar). Brincadeira, não é somente isso que eles fazem. Mas eles adoram fazer esses piqueniques no entardecer, é uma atividade de lazer com toda a família.

     Quando chega o fim do verão, você pode achar que a pior parte já passou, mas não.
Tem quem concorde comigo que um calor seco de 45 graus é muito melhor que um tempo úmido aos 35 graus.
     E por volta de duas semanas antes das temperaturas amenizarem, aqui na região que moro, perto do golfo Arábico, a umidade vem implacável por esse período, anunciando que o tempo vai melhorar, mas não sem antes dar aquele banho de vapor e mal estar.
Sim, pois é só colocar o pezinho pra fora de casa pra pele instantaneamente ficar melequenta, os óculos embaçarem o ar ficar pesado e o calor ficar mais acentuado. Dá até pra "ver” a umidade no ar.

     Passada essas semanas, chegamos então nas semanas mais agráveis do ano. As pracinhas começam a ficar mais cheias de crianças ainda com a luz do sol iluminando, as pessoas ficam um pouco mais leves, e todo mundo começa a comentar que a temperatura está agradável.
Os vizinhos começam a fazer churrasco no fim de semana na área comum do condomínio - e não convidam. E a gente até começa a se lembrar de tirar as roupas de inverno do armário, por que sim, no inverno faz um friozinho gostoso.

     Esse ano achei até que demorou um pouco. Geralmente começava mais cedo, lá por Outubro. E já é meu quarto ano passando por essa transição e lembrando de como ela é rápida.
Logo logo vai começar a ficar frio, o que, pra quem passa pelo calor que a gente passa, é gostoso de imaginar.

Quer ver mais? O Canal do blog balança mas não cai. Veja o último vídeo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário