terça-feira, 19 de novembro de 2019

Custo de vida na Arábia Saudita

Texto original publicado em 18/09/2017 no Brasileiras pelo Mundo

Custo de vida na Arábia Saudita.

Uma pergunta que muitos fazem quando pensam na possibilidade de fazer uma mudança de país é referente ao custo de vida nesse novo país. Hoje vou falar sobre o custo de vida na Arábia Saudita.
Muitos são os fatores que influenciam quanto você vai gastar para se manter, se vai fazer pequenos sacrifícios ou se vai se dar alguns luxos. Tudo depende da forma como você vive e espera viver.
Custo de vida é um assunto que pode ser bem extenso, então para esse mês escolhi abordar o tema supermercado e alimentação, pois é uma das primeiras necessidades que teremos que começar a desembolsar logo após a chegada.

Custodevida
Fonte: Acervo pessoal

Já começo falando que algumas das grandes redes de supermercados trabalham com produtos importados, então a variedade de produtos é imensa. Aqui na Arábia Saudita podemos encontrar de Guaraná Antarctica e até erva mate argentina. Produtos brasileiros também aparecem por aqui, como carnes de frango e calçados. E no caso de você não encontrar algum produto do qual consumia bastante no Brasil, por que não tentar experimentar algum produto novo, típico da sua nova morada?
Outra coisa interessante dos mercados daqui é que muitos produtos básicos são vendidos em embalagens gigantes. O arroz é o maior exemplo, pois é bem difícil encontrar pacotes pequenos de 1kg, sendo que a apresentação mais frequente é em pacotes de 10 kg. O óleo de cozinha também vem em garrafas de 1,5l a 2l. Sabão em pó podemos encontrar facilmente pacotes de 6kg, assim como não lembro de ter visto garrafinha de detergente com menos de 500ml.

A sorte que temos é que praticamente todos os produtos tem as embalagens em árabe e em inglês. O que facilita um monte, pois se estivessem só em árabe ir ao mercado seria uma verdadeira aventura!
Muitos produtos vêm de fora, principalmente frutas e verduras. Não se produzem muitos hortifrutis por aqui devido ao clima e ao solo árido, então as frutas não são tão saborosas e os legumes nem tão fresquinhos. E isso torna esses produtos alguns dos mais chocantes em relação ao preço se comparado com o Brasil. Me custou a acostumar a pagar mais de 10 reais em um maço de alface. As bananas são outro exemplo, compramos elas ainda meio verdes e em dois ou três dias já estão maduras demais.

Em compensação você pode provar frutas exóticas de várias partes do mundo, e fica um tanto quanto feliz quando encontra algum produto importado do Brasil, como os limões.

Custo de vida na Arábia Saudita 

Abaixo separei uma tabela com alguns produtos que fazem parte de uma cesta básica. Alimentos, produtos de higiene e limpeza.  Os valores em reais são referentes à cotação em agosto de 2017.


Fonte: Supermercado Panda, agosto/2017

*Os preços podem variar de acordo com promoções e épocas do ano.
Através do site Expatistan, você pode consultar um comparativo de custo de vida entre as cidades que desejar. No link estão o comparativo de preços entre São Paulo e Riade, a capital da Arábia Saudita.

Se você tiver curiosidade e quiser pesquisar os sites de alguns dos principais mercados daqui, abaixo listo alguns dos mercados que frequento.
Outra coisa que me chamou bastante a atenção é a falta de produtos para quem tem restrições alimentares ou para quem segue dietas esportivas. Diferentemente do Brasil onde cada dia aparecem novos produtos para esse nicho de mercado, aqui ainda timidamente esses produtos aparecem.
Refrigerante light/diet só tem duas ou três opções: Coca-Cola, SevenUp e Pepsi. O resto é doce, super doce. É quase impossível encontrar um suco de fruta natural na prateleira do supermercado sem açúcar adicionado, nem a água de coco em lata escapa da adição do doce.
Não é fácil encontrar opções sem lactose. Produtos sem glúten são mais abundantes, porém todos importados e com preços bem elevados.
Orgânicos também não são muito populares nas grandes redes e lentamente uma outra outra marca local se arrisca a lançar algum produto mais saudáveis, como pão sem adição de açúcar e marcas locais de iogurte com menos gordura.

No geral comparado com a cidade em que morava no Brasil, Getúlio Vargas-RS e também comparando com Porto Alegre, a conta do supermercado eu sinto que é um pouco mais alta por aqui na Arábia.

Restaurantes mais econômicos não são fáceis de achar, o nosso tão querido buffet por quilo é algo que não existe aqui. Temos das mais diversas franquias de restaurantes do mundo todo, americanas principalmente, mas os preços praticados são bem mais elevados que no Brasil.
Por outro lado as tele entregas são bem populares, tanto que até o McDonalds entrega em casa. Diferente do Brasil, aqui não causa vergonha nenhuma pedir pra levar pra casa o que sobrou da janta, tanto é que eles tem embalagens especiais para você levar as sobras.

De vários fatores que compõem o custo de vida, no fim das contas a soma pode se equivaler. Pagamos muito caro em moradia de padrões ocidentais, porém nossa conta de luz e gasolina é bem mais baixa. Móveis básicos e eletrônicos são mais baratos que no Brasil, mas serviços como salões de beleza e academia são incomparavelmente mais caros do que na pátria amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário