quinta-feira, 30 de abril de 2020

ARAB DROPS | ABAYA - Que roupa se usa na Arábia Saudita?

Que roupa se usa na Arábia Saudita? Você tem que usar burca? Precisa cobrir o cabelo? Você pode mostrar o rosto?
E o biquíni? Dá pra usar?

Olá pessoas! Vamos falar sobre um assunto que muita gente tem curiosidade, principalmente quando está vindo morar aqui, a Abaya! A roupa que a gente usa aqui quando sai em público. 
Você já tinha ouvido falar?

A Abaya é uma espécie de robe, ou vestidão que a gente usa quando sai em público. Até pouco tempo atrás era de certa forma obrigatório usar, hoje em dia é possível sair sem ela, mas não é algo muito comum de se ver ainda. 

Muita gente confunde essa vestimenta com a burca, mas tem diferença. A burca é uma peça única que cobre da abeça aos pés, deixando somente uma abertura para os olhos, que as vezes é coberto com uma telinha. 

 

Aqui na Arábia o tradicional é o seguinte:
  • A Abaya que cobre dos ombros até os pés
  • O lenço da cabeça é o hijab
  • E o tecido que cobre o rosto é o niqab.


O tradicional da Arábia Saudita são as peças em preto, mas em outros países e até mesmo aqui tem abayas mais coloridas e com detalhes.



Na cidade onde moro eu não cubro a cabeça pois eu não sou muçulmana e aqui tem muitas estrangeiras que também não cobrem, então eu não me sinto desconfortável ou sendo observada quando saio. Em cidades menores ou mais conservadoras, sem muitas estrangeiras, talvez eu me sinta mais confortável se cobrir. 

No deserto, fora da cidade, não é necessário usar abaya, ainda mais agora com o turismo, você vai ver pessoas fazendo passeios no deserto da Arábia Saudita, com roupas normais.   
Também dentro de casa, dentro do condomínio e em ambientes só para mulheres ou festas, não é preciso usar abaya. 
Nesses ambientes femininos, até as sauditas não precisam usar abaya se não quiserem. 

Antigamente tinha a polícia religiosa que ficava no pé de quem não se cobrisse da maneira correta, mas desde que isso foi abolido, teve um relaxamento, então hoje em dia a gente vê abayas mais coloridas, até abayas sem fechamento em que se usa ela aberta. 

Para as turistas e quem não quiser usar abaya, é pedido que se use roupas não muito justas, decotadas ou transparentes. Quando eu saio sem, geralmente coloco um cardigã por cima. Nas lojas populares de fast fashion é possível encontrar roupas adaptadas para a cultura islãmica, assim, mais compridas no quadril, tem até hijab esportivo da Nike. 

O Preço de uma abaya pode variar muito, uma baratinha 50-100 reais sauditas, já uma boa peça com tecido e acabamento mais caprichado custa 250 - 350. Aí o preço vai subindo, quanto mais detalhes e o tipo de tecido que ela tem.
Vou deixar o link do video onde mostro todas as minhas abayas e o preço delas. 
Tem até abayas de marca de luxo, como da Hermès e Dolce Gabbana ou com detalhes em cristais Swarovski.

Usar a abaya não é tão ruim assim. 

Na verdade tem os dois lados
O lado bom é a praticidade, não precisar se preocupar com que roupa vai usar por baixo, da pra sair na rua de make, salto e pijama, que ninguém vai saber. Isso é bem comum!

A parte ruim é que é quente, atrapalha alguns movimentos. No mercado pra mim sempre enrosca na roda do carrinho e uma vez fui pular uma poça dágua com uma abaya fechada, e minha perna travou, eu quase caí. Na verdade eu já caí uma dia que fui subir um degrau bem alto e pisei na Abaya e depois eu vi o chão.

Então eu vivo naquele amor e ódio. Claro que ela limita quem gosta de se expressar pela maneira que se veste, mas a gente acostuma e afinal, estamos de visita em um país com uma cultura bem diferente, é preciso respeitar. 
 
 Tem gente que acha lindo, tem gente que acha o fim do mundo. Mas eu quero sabe de você, se você escolhesse ir pra algum lugar de pijama, que lugar seria? Quero ver respostas criativas nos comentários, vamos rir um pouco!

Obrigada por acompanhar, deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários que eu respondo. 

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário