Nesse mês de Junho (2020) completei 5 anos morando na Arábia Saudita. Já fiz um video contando algumas das coisas que mudaram aqui na Arábia durante esse período, mas hoje quero contar o que mudou em mim nesses 5 anos morando aqui.
A Arábia e os contrastes culturais me ensinaram a ter a mente mais aberta, a aceitar mais o diferente.
A ver as coisas e as atitudes das pessoas mais como observador do que como juíza.
Quem sou eu pra julgar a cultura alheia? Eu não preciso concordar, mas de certa forma posso ter o mínimo de empatia para entender que aquilo, nas circunstâncias que a pessoa cresceu, no ambiente em que ela vive, é natural que ela pense, aja e talvez nem questione aquilo que eu não acharia certo pra mim.
Essa frase ficou enorme, mas acho que deu pra passar o recado.
A Arábia me ensinou a ser mais grata.
Não que eu não fosse antes.
Eu tive a oportunidade de viajar e ver detalhes de várias culturas. Vi de perto e em várias situações os contrastes da riqueza e da pobreza, hoje eu consigo ver o quão pequeno e também o quão grande nós podemos ser.
É engraçado como, mudando o parâmetro, nós somos mais afortunados e menos afortunados perto de certas situações. Mas ainda assim, mesmo comparando com pessoas que estão muito melhores que a gente, em sucesso financeiro, e até em clareza mental (que pra mim é um tesouro), eu só tenho a agradecer.
Aprendi também que a vida não é uma matemática exata.
Que você pode dar dois ovos e uma frigideira que cada pessoa vai fazer seu omelete de um jeito diferente.
Hoje de manhã eu ouvi uma frase que dizia que não existe país melhor ou pior, existe o país certo pra você naquele momento, naquela fase da vida.
Tem gente que ama morar aqui, tem gente que odeia. As experiências de cada um são únicas e devem ser vistas apenas como referência e não como base de como a sua vida seria aqui. Eu tenho a sorte de gostar de estar na aqui Arábia nesse momento. Claro que abri mão de muitas liberdades que fazem falta, mas que não são essenciais pra me manter tranquila na maior parte do tempo.
Nesses 5 anos morando em outro país, eu aprendi muito sobre mim.
O auto conhecimento era uma prática que eu já vinha observando, tentando entender minhas crenças, meus traumas, minhas atitudes. Mas por estar num país estranho, longe da família e dos amigos, eu tive e tenho muito tempo sozinha onde eu fico analisando tudo que já passou e aconteceu.
Aprendi muito sobre como vejo a vida e percebi muitos detalhes nos quais eu ainda tenho que trabalhar pra poder ser uma pessoa melhor.
Essa tarefa solitária e sem um auxílio profissional é lenta e demorada, mas cria muitos mementos que me abrem os olhos. Posso dizer que sim, a Arábia me tornou uma pessoa melhor porque me deu tempo de rever muitas coisas sobre mim.
Talvez o maior ensinamento que a Arábia me deu foi de que somos livre pra criar nossos destinos.
Que apenas precisamos saber aproveitar as oportunidades e dedicar alguma energia naquele sentido. Quando que lá em 2015 eu ia imaginar tudo o que fiz, o que conquistei e o que aprendi aqui.
Eu vim como um livro em branco, e eu poderia escrever o que quisesse nesse livro.
Só que por algum motivo eu tenho algumas crenças mentais muito limitadoras.
Eu comecei do zero aqui na Arábia, quando eu iria imaginar que daria certo? Que eu ia começar uma carreira nova, trabalhar com isso? Que mesmo sem divulgar muito, pessoas estariam interessadas em ouvir minhas histórias no Youtube e ler meu blog?
Porque era apenas eu, a Gabriela. Eu não era especial.
E eu aprendi que ninguém precisa ser.
Não esperem eu falar que aqui eu aprendi o valor das amizades ou a importância da família.
Isso eu sempre soube. Mas o que eu aprendi aqui foi a importância de um relacionamento saudável. De uma vida sem dramas. Nossa e como foi bom despegar dessas coisinhas pequenas como por exemplo querer ter sempre a razão.
Diferente de muita gente que aprende a conviver consigo mesmo numa situação de mudança de país, eu aqui to aprendendo a viver em comunidade. Haha. Eu adoro ficar na minha em casa, mas confesso que até gosto quando a comunidade brasileira se junta. É um momento legal.
Eu não sei por mais quanto tempo vou ficar aqui, quem sabe mais 5 anos? 10? Realmente não sabemos. Mas esse marco de 5 anos e até escrever esse texto me trouxe muita reflexão.
Hora de olhar pra frente e planejar os próximos 5 anos. Porque uma coisa é certa: passa muito rápido!
Espero que eu possa ter te inspirado, para que mesmo você não morando em outro país, pare um minuto pra pensar em como você cresceu como pessoa nos últimos 5 anos. É um exercício legal pra gente valorizar detalhes bonitos que passam batido.
Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário