Finalmente o processo para transferir a carteira de habilitação brasileira para a Arábia Saudita está saindo! Boa notícia para as dependentes que estão morando aqui no Reino!
Desde 2018 as mulheres conseguiram o direito de obter carteira de motorista aqui na Arábia Saudita, Mas o processo para que as mulheres que estão sob o Iqama de seus maridos ou pais pudessem transferir seu documento brasileiro estava travado. A gente não tinha informações de como proceder ou quando seria liberado. Pessoas que estão visitando a Arábia podem usar a carteira do seu país de origem ou a internacional para dirigir aqui, mas quem mora aqui e já tem o documento de residente, na teoria, para dirigir legalmente é necessário portar a carteira saudita.
Nas últimas semanas várias mulheres conseguiram finalmente obter a sua habilitação. Com a ajuda de algumas amigas que fizeram o processo, em especial a Sabrina, juntei aqui as informações mais atualizadas de como você pode transferir a sua. Porque, imagino que já saibam, a gente precisa bater muito a cabeça antes de ter informações claras e precisas sobre os processos aqui.
Traduzir a carteira de habilitação brasileira para o árabe.
Abaixo segue o contato de um tradutor. Você envia a foto da sua carteira e ele faz no mesmo dia.
Fazer exame de visão para a Driver License e exame de sangue para comprovar o tipo sanguíneo.
Você pode checar em qualquer clínica quanto à esses exames. É só falar que são para a carteira de motorista. Quando eu fiz paguei cerca de 150reais.
Com os resultados em mãos, entrar no site do seu banco e pagar a taxa para a Driver License.
(400 sar - 10 anos
200 sar - 5 anos)
Não esqueça de levar consigo o comprovante de pagamento dessa taxa pois irão solicitar na hora de fazer o agendamento.
Fazer uma cópia simples da carteira de habilitação brasileira e autenticar na embaixada.
A Embaixada Brasileira está agendando atendimento via e-mail.
Para autenticar é cobrada uma taxa consular de 22,50 sar que deve ser pago via depósito bancário. (Dados abaixo)
O ideal é agendar bem cedinho para conseguir o documento ainda pela manhã e resolver tudo no mesmo dia, caso você não more em Riade.
De posse de todos esses documentos e os originais, ir até o Traffic Police de Riade, Muroor, lá mesmo será feito o agendamento.
Segundo a experiência das meninas, eles somente agendam 10 pessoas por dia. Então é interessante chegar cedo.
É possível agendar o teste prático para outra cidade, por exemplo Damman. Algumas meninas porém conseguiram fazer o prático lá mesmo em Riade no mesmo dia em que levaram os documentos. Como vocês podem ver, não tem regra e vai da sorte.
O teste prático é bem simples. O carro é automático. Quando eu fiz foi só seguir a pista e estacionar. Demorou menos de um minuto!
A Traffic Police de Riade atende das 8am até as 2pm. A de Dammam a partir das 8:30am até as 2pm.
*Este é um post que precisa estar em constante atualização, pois os processos podem mudar. Se tiver alguma contribuição ou experiência para compartilhar, deixe um comentário.
Tradutor (80 sar - depende a cara do freguês)
Fone: 050 743 1226
TAXA Consular (22,50 sar)
Banco: Samba Bank
Conta: SA764000000000001908189
Favorecido: Embassy of Brazil
General Traffic Department
7767 Prince Saad Ibn Abdul Aziz, An Namudhajiyah, Riyadh 12735
011 441 2222
https://goo.gl/maps/Xra8Eg3cthSvtK8Y9
Nenhum comentário:
Postar um comentário