sábado, 5 de dezembro de 2020

Culinária Árabe

 Oi gente!

Vamos falar sobre a culinária?


A comida árabe no geral é uma delicia! Muito rica em sabores e especiarias. E por ser uma região muito antiga, é um pouco difícil definir ao certo a origem exata de cada prato. Por isso quando eu falo de comida árabe, isso vai englobar diversos países do oriente médio. E tem mais um agravante, cada país dá o seu toque especial pra receita. Então é até engraçado quando vc entra num forum de comidas, ver as pessoas brigando no comentário pela origem do prato e criticando a receita pq “a original” vai isso e não aquilo. 


Mas, como eu me importo mais é com o sabor e a intenção, eu não vou ser apta a sanar essa duvida de onde veio cada coisa. 


Eu escolhi falar de 5 pratos árabes super populares aqui na Arábia Saudita, que são fáceis de achar e até de fazer. Alguns...

São pratos que se eu receber um visitante, eu iria levar a pessoa para provar essas comidas.


  1. Kabsa - O primeiro é Kabsa, esse sim eu posso dizer que é a comida típica específica da Arábia Saudita. Esse prato tá sempre presente nas festas e ocasiões especiais. É o prato que as pessoas levam toda la parafernália pra fazer num piquenique de fim de semana.

O Kabsa é servido em um prato enorme para comer todo mundo junto desse mesmo prato, tradicionalmente com as mãos, mas se quiser pode usar talher. É uma camada bem generosa de arroz cozido com várias especiarias e no topo é servida a carne de carneiro, mas pode ser frango, a gente já comeu até kabsa de camelo. As vezes eles servem o carneiro inteiro em cima do arroz. 

Tem um outro prato bem parecido que é o mandi. A diferença é que o Mandi é cozido em uma panela que é enterrada no chão. A carne vai por cima e durante o cozimento a gordura vai descendo e cozinhando junto com o arroz. 


  1. Hummus - O segundo prato é o Hummus. Essa é uma pastinha de grão de bico super fácil de fazer. E eu vou dizer que é comida árabe sem especificar, pois já vi vários países reclamando a sua origem. Essa pastinha é servida como um acompanhamento. E fica uma delícia de comer junto com o pão árabe quentinho. Tá presente desde o café da manhã à janta. Qualquer hora é hora de comer hummus, mas sempre no início da refeição. 

A receita é super simples, vc só precisa de grão de bico, pasta de gergelim, limão, azeite e sal. Vou deixar a receita aqui em baixo e logo mais faço um vídeo dela também. Dá pra ser criativo e colocar cúrcuma, manjericão, tomate seco, azeitona. A... já fiz todos e fica uma delícia!


  1. Shawarma - O shawarma tem origem no império otomano. Mas é muito popular no oriente médio, e até no Brasil teve uma época que era moda. Talvez você conheça, mas com outro nome. Você já provou? Me conta-nos comentários! É um espeto de carne, pode ser cordeiro, até frango, que fica girando perto do fogo e vai cozinhando. Desse espeto eles cortam lascas da carne e usam para rechear um sanduíche de pão árabe. Aqui é bem comum colocarem batata frita junto no recheio. É um lanche super popular e acessível, e essa semana eu descobri um restaurante novo da moda que ta vendendo shawarma gourmet caríssimo. 


  1. Kunafa - Se a gente fala em comida, tem que falar na sobremesa. Então eu escolhi falar sobre a Kunafa, que é uma das sobremesas mais diferentes e gostosas que eu ja comi aqui no oriente médio. Ela é feita com uma massa de semolina que parece um macarrão bem fininho, intercalado com queijo e muito xarope de açúcar. Ela é servida quentinha, então vem aquele fio de queijo derretido, é tão bom! Alguns lugares servem com pistachios ou castanhas, as vezes dão um toque de água de flor de laranjeira. Depende o lugar. Tem restaurante que serve quentinha com sorvete. 


  1. Café Arábe - A gente falou bastante em comida, preciso colocar uma bebida nessa lista. E nada mais justo que falar sobre o café Árabe!  O Qahwah como eles chamam aqui tem origem do Yemen. E é um pouco diferente do café que a gente conhece. Ele mais parece um chá, mas é feito com o grão do café ainda verde.

 - A propósito, vc sabia que quanto mais torrado e escuro o café menos cafeína ele tem? Então o grão verde é pura cafeína. Haha


Além do café, eles adicionam outras especiarias como cardamomo, gengibre... fervem na água e servem em um bule bem tradicional e nessas xícaras pequeninas. 

Eu gosto bastante, acho bem saboroso. 

Logo logo vai ter vídeo com degustação de café árabe pra vocês. 


Eu poderia ter escolhido outros pratos? Sim, eu poderia, mas eu quis escolher esses porque acho que são tradicionais e bem populares, tanto que você consegue encontrar alguns deles aí pelo mundo. Aposto até que você já provou algum?

Tem algum prato árabe que você já comeu e eu não falei aqui que você gosta? Escreve pra mim, vamos ver se eu conheço e já comi também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário