quarta-feira, 28 de abril de 2021

É seguro dirigir na Arábia Saudita?


 É seguro dirigir na Arábia?

Antes de começar só quero ressaltar que esse é apenas um texto do ponto de vista do observador. Não interpretem como uma comparação de culturas porque todo lugar tem seus lados bons e ruins. Minhas reclamações não significam que eu seja melhor ou pior. Minha intenção é só compartilhar o que observo. 

O trânsito aqui no país já foi pior, mas ainda é um pouco caótico. Não quero dizer nada, mas desde que as mulheres passaram a dirigir eu tenho percebido uma melhora no comportamento dos motoristas… pequena. 

O trânsito caótico e bagunçado é característico de muitos países asiáticos e eu desconheço o porquê dessa cultura ser tão forte nesses países. Quando vemos alguns lugares onde carros e motos dividem espaço com animais, em um primeiro momento pra gente que está acostumado com leis rígidas de trânsito é um choque. 

E aqui na arábia como boa parte das pessoas que dirige vem dos mais diversos países, principalmente de outros países da ásia, a gente pode ver um comportamento semelhante. As regras existem, mas a grande maioria não segue à risca. 

Então levem em consideração que eu não to falando dos sauditas dirigindo, mas de toda essa mistura de nacionalidades que dirigem por aqui, inclusive a gente.



Os principais comportamentos quanto ao trânsito que eu observei são:


  • Não sinalizar com o pisca antes de trocar de pista

  • Ultrapassagem no acostamento

  • Andar na direção oposta

  • Andar em cima da faixa divisória

  • Andar muito acima da velocidade permitida

  • Dirigir e mexer no celular

  • Jogar lixo pela janela

  • Crianças nos bancos da frente, ou em pé sem cinto de segurança

  • Troca repentina de pista ou trocam muito lentamente de pista, o que atrapalha

  • Carros faltando pedaços mas ainda rodando

  • Motoqueiros sem capacete e motoristas sem cinto

  • Estacionar em duas vagas (o pior do ser humano)



Você deve estar pensando, mas no Brasil isso também acontece, a diferença é que aqui esse comportamento é generalizado. Em uma voltinha de carro você consegue ver tudo isso que citei e muito mais. 


Nos últimos anos eles têm colocado mais recursos para fiscalizar o trânsito, além das câmeras de velocidades espalhadas por aí, agora também tem câmeras que multam quem é pego no celular. 


As multas


Nesse link aqui você pode consultar todos os tipos de infrações e valores.

Apesar de existirem essas multas, isso não impede de que não aconteçam e façam parte do comportamento do trânsito aqui. 


E acidentes?


Tem o tempo todo, o mais comum são as batidas por desatenção. Nos cruzamentos o comportamento é de que a preferência é de quem tem mais coragem. E com essa mentalidade é impossível que dois "corajosos" não se encontrem. 

Como mencionei, trocar de pista sem avisar em um movimento brusco que parece que foi algo decidido de última hora é receita certa para acidentes. 

Pequenos arranhões no carro são praticamente impossíveis de evitar por mais que você cuide. Infelizmente o comportamento de cuidar do que não é seu não é algo popular e muita gente no estacionamento vai abrir a porta com tudo e bater no seu carro.


De acordo com o WHO em 2018 o número de mortes por acidente de carros chegou a quase 9% do total de mortes registradas naquele ano. O que colocou a Arábia no número 32 do ranking. O Brasil em comparação ficou na posição 77 nesse mesmo ano, com 4% do total. Se compararmos o tamanho do Brasil com a Arábia dá pra tomar um sustinho. 


Então, é seguro dirigir na Arábia Saudita? 


Não é algo tranquilo. É preciso uma atenção dobrada, estar bem atento ao que está acontecendo. Eu já passei por diversas situações em que evitei acidentes porque estava bem atenta. Mas hoje em dia eu não tenho medo. 

Não é preciso ter medo de dirigir aqui, é só cuidar. 

E sim, tem aspectos que me fazem adorar dirigir aqui, o principal é que quase não tem engarrafamento, pois as vias tem várias pistas.

E é possível chegar rapidinho aos lugares porque tem muita via expressa e os limites de velocidade são altos. É muito bom dirigir sem ter que ficar parando o tempo todo. 

Essa é a minha opinião e experiência morando aqui em Khobar, talvez outras cidades ou outras pessoas pensem diferente. (Eu preciso mesmo ter que ficar explicando isso?)


Curiosidades


  • As sinaleiras são de 4 tempos, isto é, em um cruzamento o sinal fica verde só para um dos lados enquanto os outros 3 esperam, e cada paradinha pode levar de 1:30 a 3 min.

  • No sinal vermelho é permitido fazer a curva à direita sem precisar esperar o sinal abrir.

  • Nossa carteira de motorista não tem um sistema de pontos como no Brasil, e acredito que isso seja um ponto que influencia no comportamento continuar como é, pois é só pagar a multa e ir lá fazer de novo. rs



Eu tenho a impressão de que a gente, no Brasil, tem costume de cuidar dos nossos carros, se tem um amassadinho a gente tenta arrumar se tem condições… Isso não é o que a gente vê por aqui. Difícil achar um carro que não tenha uma batidinha. E não se assuste com carro andando com o parachoque solto ou pendurado. 

E aí que não sei se a cultura não é de valorizar esse tipo de bem, se é relaxamento ou se é falta de grana pra arrumar. 

Não to julgando, só colocando fatos na mesa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário