A comida é o maior símbolo da hospitalidade no Oriente Médio. Como parte da cultura islâmica e beduína, é uma grande honra poder ter condições de oferecer alimento aos viajantes ou à quem visita sua casa. Uma quantidade descomunal de arroz é servida em pratos imensos, acompanhado de carne ou frango e é servida dessa forma para ser compartilhada, todos são iguais comendo do mesmo prato. E a quantidade exagerada garante que todo mundo fique satisfeito.
Que tipo de comida você pode esperar da Arábia Saudita? Sendo passagem de antigas caravanas de comerciantes e com 95% do terreno desértico, muitos dos pratos típicos refletem o estilo de vida dos antigos nômades do deserto.
Arroz basmati e especiarias vindas do Oriente eram fáceis de transportar nas longas caravanas, limões secos vinham do vizinho Omã e tâmaras locais e leite de camelo eram essenciais para a dieta antiga.
Até hoje, tâmaras e o qahwa, o café verde levemente torrado com cardamomo - permanecem vitais para a cultura da hospitalidade. E isso a gente pode ver em qualquer lugar que passe por aqui.
Hoje em dia, para uma estrangeira como eu é um pouco complicado decifrar o que é comida originalmente saudita das comidas de outros países do oriente médio. Os Sauditas acabaram incorporando dentro da sua cultura a culinária de outros países árabes vizinhos, como a Turquia, Líbano, Egito, norte da África e por aí vai.
Já nas cidades mais internacionais temos restaurantes do mundo inteiro, e o saudita moderno acaba incluindo pratos internacionais na sua refeição diária também.
Confesso pra vocês que precisei fazer uma boa pesquisa para escrever esse texto e mesmo assim, cada região da arábia vai ter um prato pra chamar de seu. Então de forma simples, eu vou apresentar como seria um café da manhã, almoço e janta sauditas, deixando em aberto espaço para quem quiser reivindicar seu prato típico aí nos comentários, porque um texto singelo do meu blog não consegue cobrir tudo. rsrs
Café da manhã
Um café simples ou desjejum seriam as tâmaras com o café árabe ou um pão tradicional com queijo. As tâmaras e café árabe na verdade são consumidos ao longo do dia, não tem hora certa, toda hora é hora pra eles.
E durante o mês do Ramadã, a quebra de jejum tradicional se faz com 3 tâmaras, ou outro número ímpar e água, da mesma forma que o profeta Maomé fazia.
Outras coisas que estão presentes num café da manhã árabe são o foul, que parece um feijão, pães tradicionais servidos com Zatar ou labneh, que parece iogurte, homus, falafel, azeitonas, tomate e pepino.
Como vocês podem ver, é bem diferente do nosso pão com manteiga e café com leite.
Eu confesso que no começo estranhava, porque eram pratos elaborados que pareciam comida de almoço e muitos vegetais e saladas que eu nunca ia comer de manhã cedo. Imagina comer pepino, beringela ou feijão no café da manhã?
O hummus inclusive é tradicional tanto no café da manhã quanto como entradinha nas outras refeições. Se você ainda não viu a receita bem simples de Hummus que eu fiz, tem lá no meu canal.
Almoço
O almoço é a refeição principal, composta com algum prato com arroz e carne, frango, cordeiro ou peixe, como por exemplo o Kabsa, que é considerado o prato nacional.
Também servem saladas tipo tabule, charutinho de folha de uva e sopa.
Muitos pratos se assemelham à cozinha indiana, mas com temperos mais aromáticos e não tão picantes.
Como mencionei no início, as quantidades costumam ser bem generosas.
Quando minhas amigas do trabalho traziam almoço pra compartilhar, parecia sempre comida para 3 vezes o número de pessoas. Sempre sobra.
Jantar
A janta costuma ser um pouco mais leve como um sanduíche, shawarma ou sopa, pode ser parecido com o almoço ou algum prato da cozinha internacional.
Eles também adoram fast food, e aqui na arábia tem uma rede que serve frango frito que eles são malucos por ela. É super famosa, sempre tem fila na frente.
Um detalhe que sempre me chamou atenção quando eu saía pra jantar com as meninas é que elas fazem o pedido para a mesa inteira, Pedem vários pratos do menu e cada um pode provar um pouquinho de cada coisa.
Diferente da gente que costuma cada um escolher sua comida.
O que é bem legal principalmente se é um restaurante novo e você quer experimentar coisas diferentes do menu.
E na hora de pagar, nem sempre eles aceitam que a conta seja dividida, muitas vezes quem convida faz questão de pagar tudo.
E ao longo do dia você pode ver o saudita com seu copinho de café ou capuccino em alguma cafeteria da moda. As cafeterias são a sensação entre os jovens e não faltam opções. Você encontra cafés de todas as partes do mundo, blends especiais, e uma variedade de lattes e cappuccinos pra jogar qualquer dieta no lixo.
O café aqui não tem hora, é de manhã até a noite.
Eu fiquei tão acostumada a tomar café nos restaurantes, que uma vez quando estava no Brasil jantando em um barzinho da cidade, eu pedi um café e o garçom ficou me olhando assustado. Você pede um drink ou uma cerveja em um bar, não um café. E aí a gente percebe como o meio que a gente vive acaba influenciando nos nossos gostos e costumes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário